Existe uma grande variedade de passeios no Chile, desde passeios urbanos em Santiago a aventuras na neve nos arredores da capital, passando por paisagens naturais de tirar o fôlego no deserto do Atacama.
Por isso, neste post, vamos apresentar os melhores passeios no Chile, incluindo passeios em Santiago, passeios na neve nos arredores de Santiago, passeios no Atacama e muito mais!
Quer saber mais sobre os passeios no Chile? Então continue acompanhando e boa leitura!
Passeio em Santiago do Chile, quais os melhores?
Santiago é uma cidade vibrante e cosmopolita que oferece atrações para todas as pessoas, desde museus, galerias de arte até parques e praças. Por isso, se torna até difícil escolher quais atrações conhecer.
A maioria dos passeios são feitos em grupos e por agências especializadas. E alguns passeios são sazonais, ou seja, não acontecem durante todo o ano devido às condições climáticas.
Para te ajudar a montar o seu roteiro de passeios no Chile, preparamos uma lista com os principais para fazer na cidade e nos arredores de Santiago. Veja só:
Passeios no Chile: City tour em Santiago
O Centro de Santiago está repleto de atrações que podem ser feitas nos seus primeiros dias de viagem e, assim, conhecer mais da história da cidade. A seguir, listamos os principais passeios para você conhecer:
- Cerro Santa Lucía;
- Cerro San Cristóbal;
- Funicular e Teleférico de Santiago do Chile;
- Sky Costanera;
- Barrio Paris-Londres;
- Barrio Lastarria;
- Casa Museu La Chascona;
- Centro Histórico;
- Plaza de Armas;
- Paseo Bandera;
- Palacio La Moneda;
- Parque Bicentenário;
- Museu da Memória e dos direitos humanos;
- Museu de Artes Visuais;
- Museu Nacional de Belas Artes;
- Mercado Central.
Cajón del Maipo e Embalse El Yeso
Esse passeio te levará ao coração da Cordilheira dos Andes, na região de Cajón del Maipo, onde está localizado El Yeso, uma lagoa com águas azul-turquesa rodeada por montanhas que ficam cobertas de neve no inverno.
O Cajón del Maipo está localizado a 100 km do centro de Santiago e o trajeto até lá é bastante cansativo, pois existem bastantes curvas pelo caminho e, durante o inverno, se torna um pouco perigoso.
Por isso, é importante fazer o passeio com uma agência de turismo de confiança. Desse modo, você estará seguro e poderá aproveitar o passeio para uma das regiões mais bonitas do Chile com muita tranquilidade.
Valparaíso e Viña del Mar
Não pense que o Chile é sinônimo somente de montanhas e neve, pelo contrário. A pouco mais de 100 km de Santiago, você poderá aproveitar as cidades litorâneas de Valparaíso e Viña del Mar.
Viña del Mar possui belas praias com águas azuladas e é um dos principais destinos dos turistas e dos locais durante o verão, ou seja, o local fica bastante animado e agitado nesse período.
Por outro lado, a cidade de Valparaíso é uma cidade mais simples e com características próprias. Ela é bastante conhecida por suas casinhas coloridas e pelos grafites espalhados pela cidade.
Vinícolas
As Vinícolas são um dos principais passeios no Chile, afinal, o país é famoso por sua produção de vinhos, e até mesmo quem não é fã da bebida, irá se divertir.
Esse passeio é uma oportunidade para conhecer o processo de produção e colheita das uvas. A seguir, veja quais são as principais vinícolas para conhecer em Santiago do Chile:
Undurraga
Essa vinícola está localizada a 34 km de Santiago, na cidade de Talagante. E ela é considerada uma das mais bonitas do país, ficando atrás apenas da vinícola Concha y Toro. Além disso, existem outros motivos pelo qual você deve visitá-la:
- As visitas na vinícola são guiadas em inglês ou espanhol e incluem um passeio ao Parque Undurraga, pelas plantações de uvas e fábrica de fermentação do vinho;
- A vinícola possui uma beleza impressionante e é um ótimo local para tirar fotos;
- Nas terras antigas da vinícola você ainda irá encontrar o Museu Gente de la Tierra, com uma coleção de peças Mapuche e Andina, povos originários do Chile.
Concha y Toro
A Concha y Toro é uma das vinícolas mais famosas e mais frequentadas pelos turistas brasileiros. Por isso, a visitação é feita em grupos grandes e em um ritmo acelerado e há opções de guias que falam português.
A vinícola está localizada na região do Valle del Maipo, na cidade de Pirque, cerca de 1 hora de carro de Santiago. E esse é um passeio que vale muito a pena!
Alyan – The Wine Experience
Se você deseja conhecer uma vinícola com mais calma e ainda degustar alguns dos melhores vinhos da região, o tour na vinícola Alyan é a opção ideal para você.
Essa vinícola familiar foi fundada em 2001, no estilo butique, com a proposta de oferecer uma visita diferenciada aos turistas. Por isso, o tour não possui limite de tempo e o guia conta a história e apresenta o vinhedo com muita tranquilidade.
A visita também conta com três momentos para degustação durante o percurso, regada a bons vinhos e tábuas com queijos e frios, e finaliza com uma parada para apreciar o pôr do sol impressionante e um jantar.
Santa Rita
A vinícola de Santa Rita é uma das mais antigas de Santiago, tendo sido fundada em 1880 na região do Valle del Maipo, em uma construção belíssima com um jardim de 40 hectares onde é possível fazer longas caminhadas.
Esse passeio conta com diferentes opções de tours, feitos inclusive em português, com degustação de vinhos, visita a um restaurante e ao Museu Andino da região.
El Principal
Por último, a vinícola El Principal está localizada aos pés das Cordilheiras dos Andes, também na região do Valle del Maipo. Ela recebeu esse nome pelo Cacique Picunche Andetelmo, antigo dono das terras onde hoje a vinícola está.
Ela foi fundada em 1992 com o objetivo de produzir bons vinhos, mas em uma quantidade menor do que as outras vinícolas. Justamente por isso, o tour é mais personalizado e mais tranquilo.
Cordilheira Sunset
Localizado a mais de 3 mil metros de altitude e a cerca de 1h30 de Santiago, está o Valle Nevado, um dos locais mais importantes de esqui no Chile.
Devido a sua proximidade com a capital chilena, o Valle Nevado recebe inúmeros turistas na alta temporada. Porém, quem não viaja no inverno também pode visitar a região e curtir um dos passeios mais legais, o Cordilheira Sunset.
Esse passeio acontece, geralmente, entre outubro e abril, e consiste em subir no alto do Valle Nevado para apreciar o pôr do sol no alto da Cordilheira dos Andes.
Passeios no Chile para ver neve: Arredores de Santiago
Claro que se o seu objetivo é conhecer a neve, o Chile é um ótimo destino, principalmente, por estar próximo ao Brasil. Lembrando que a temporada de neve no Chile acontece, oficialmente, entre os dias 21 de junho a 22 de setembro.
No entanto, é quase impossível ver neve nas regiões centrais da cidade, como em Santiago, por exemplo. Nesse caso, o ideal é viajar para regiões mais afastadas e de maior altitude para ver a neve e até esquiar, por exemplo:
Farellones
O Farellones é, na verdade, um parque no complexo El Colorado e é ideal para aqueles que não sabem ou não tem vontade de esquiar. O local oferece práticas de esportes que vão além do esqui e snowboard, como:
- Tubing;
- Bicicleta;
- Trenó;
- Tirolesa;
- Trineo.
Esse é um ótimo local para praticar outras atividades na neve com toda a família. Porém, é importante ressaltar que por estar em uma região mais baixa, a neve derrete mais rápido e as atividades do parque se encerram mais cedo que em outras estações.
Valle Nevado
Como dissemos anteriormente, o Valle Nevado é um dos locais mais populares para ver neve no Chile. Além disso, possui uma estrutura com vários restaurantes e hotéis ótimos para quem quer passar mais dias na região. As opções de hotéis são:
- Hotel Valle Nevado
- Hotel Puerta del Sol
- Hotel Tres Puntas
- Condomínios: Licancabur, Tupungato, El Plomo, Cerro Pintor, Valle Blanco, Valle De La Luna, Valle del Sol, Valle de Cóndores II, Valle de Cóndores I e Mirador del Inca.
Essa estação recebe todo tipo de público, sejam pessoas mais experientes ou aqueles que nunca viram a neve, mas querem aprender algum esporte e se divertir.
A alta temporada na região acontece no inverno, entre os meses de junho e setembro. Em junho, a presença da neve, junto com as férias escolares, faz com que muitos turistas visitem a estação. Já em agosto, é mais comum ver casais e grupos de amigos na região.
Andes Panorâmicos
O passeio para os Andes Panorâmicos nada mais é do que a junção do Valle Nevado e Farellones em um único tour, onde é possível apreciar os dois locais de uma só vez.
Geralmente, as agências seguem o seguinte trajeto para este passeio:
- Saída de Santiago: entre 06h e 07h;
- Parada para retirada de roupas e equipamentos de neve;
- Mirante Los Tres Valles;
- Mirante Lomas del Viento;
- Valle Nevado Ski Resort;
- Parque Farellones;
- Devolução de roupas e equipamentos de neve;
- Volta para Santiago: Entre 17h00 e 17h30.
Lembrando que esse passeio se trata apenas de tour panorâmico. Para quem quiser aproveitar cada uma das atrações com mais tempo, recomendo os tours individuais.
Cajón del Maipo + Termas Colina
Como já falamos, a região de Cajón del Maipo é um ótimo passeio para fazer no Chile. E no inverno, também é possível visitar as Termas Colina, um conjunto de piscinas com águas termais aquecidas pelo Vulcão San José, que variam de 24°C a 55°C.
O grande diferencial desse passeio é a vista. Portanto, enquanto você estiver em uma das piscinas, pode apreciar uma paisagem impressionante.
Esse passeio pode ser feito em qualquer período, porém, ganha um charme especial com a neve. No entanto, o trajeto até a região pode ser complicado devido às condições climáticas, por isso, é importante contratar uma agência.
Passeios no Chile para Portillo e Laguna del Inca
A estação de Portillo é a mais distante de Santiago, a 150 km de distância da capital. Por isso, é a menos procurada pelos turistas e por consequência a mais vazia.
Sendo assim, esta é uma ótima opção para quem busca uma experiência única e o melhor, mais vazia do que as outras estações.
Você pode visitar a estação apenas por um dia ou ter uma experiência completa em um resort nas montanhas.
Algarrobo e Isla Negra
Algarrobo é uma cidade litorânea do Chile conhecida por ter uma piscina gigante com mais de 1 quilômetro de comprimento em um dos resorts da região.
Logo em seguida, partimos para uma das famosas casas do poeta Pablo Neruda, em Isla Negra. Existem poemas de Neruda escritos nas paredes da casa e a vista para o mar é de tirar o fôlego.
Esse passeio também pode incluir uma visita e degustação na Vinícola de Undurraga.
Passeios no Chile: Deserto do Atacama
O Atacama é um deserto remoto e deslumbrante, localizado no norte do Chile. A forma mais prática de chegar no deserto é pegar um voo para Santiago, outro voo até Calama e alugar um transfer que te leve até o vilarejo de San Pedro.
Os principais passeios para fazer no Atacama são:
- Valle de la Luna: um deserto de salinas e crateras que lembra a superfície da lua;
- Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas: As Pedras Rojas são um conjunto de montanhas coloridas que formam uma paisagem deslumbrante. Já as Lagunas Altiplanicas são um grupo de lagos de altitude que abrigam uma variedade de aves e animais silvestres;
- Geysers del Tatio: campo geotérmico mais alto do mundo, a 4.320 metros de altitude e é um espetáculo natural impressionante. Os gêiseres entram em erupção pela manhã, lançando água quente e vapor para o céu;
- Lagunas Escondidas de Baltinache: um grupo de lagoas de águas cristalinas que ficam localizadas no altiplano chileno. Elas são conhecidas por suas cores vibrantes, que variam do azul ao verde;
- Salar de Uyuni: O maior deserto de sal do mundo está localizado na Bolívia e a expedição, saindo do Atacama, dura 4 dias e 3 noites. Lá é possível apreciar formações rochosas, ilhas repletas de cactos e alguns animais como flamingos rosas que vivem na região.
Para aproveitar todas as atrações do Atacama, recomendamos, no mínimo, 5 dias inteiro. Porém, com 3 ou 4 dias você consegue visitar as principais atrações, só será um pouco mais corrido.
Agências de passeios no Chile
Como você viu, existem diversos passeios no Chile. Sendo assim, você poderá escolher as atrações de acordo com seus gostos, disponibilidade e orçamento.
Além disso, outra dica é adquirir os ingressos com antecedência para evitar filas. Também é importante ter flexibilidade caso algum passeio seja remarcado.
É importante ressaltar que os passeios no Chile devem ser feitos com uma agência de confiança. Isso porque os guias conhecem bem a região e passam dicas importantes sobre os passeios.
Portanto, para escolher a sua agência avalie os seguintes pontos sobre a empresa:
- Pesquise as opções de agência;
- Avalie a qualidade do serviço;
- Conheça as opções de passeio.
Você está em busca de uma agência de turismo no Chile? Então, conheça a Norte Sul Chile, uma empresa com experiências em tours para todo o Chile que oferece um atendimento de ótima qualidade.
No TripAdvisor, a agência apresenta uma nota 5,0. Isso mostra o quanto os clientes estão satisfeitos com o serviço.
E se você gostou de conhecer os passeios no Chile, que tal começar a montar o seu roteiro de viagem? Entre em contato com a Norte Sul Chile e conheça as opções de tours.
0 comentário