Quer começar o ano curtindo as belezas do Atacama? Então, que tal visitar o Atacama em janeiro?
Devido às férias escolares, esse é um período bastante movimentado no deserto. Portanto, é importante se preparar para não ter nenhum imprevisto.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar mais sobre o Atacama em janeiro, como é o clima, principais atrações e dicas para fazer sua mala.
Quer saber mais? Então, continue acompanhando e boa leitura!
Clima e temperatura no Atacama em janeiro
Assim como em dezembro, janeiro segue com o clima de verão, com dias bem quentes e temperaturas mais amenas durante a noite.
Em geral, janeiro é marcado por dias com temperaturas elevadas, podendo chegar a 25°C, mas com sensações térmicas maiores.
No entanto, não é incomum pegar temperaturas mais baixas, e até negativas, principalmente nos passeios de maiores altitudes.
Sendo assim, mesmo no verão, você deve estar preparado para pegar temperaturas mais baixas que podem chegar a 0°C.
O que fazer no Atacama em janeiro?
Por conta do inverno altiplânico, pode ser que ocorram chuvas em janeiro, apesar de que nos últimos anos isso ocorre com mais frequência entre fevereiro e março.
Essas chuvas, podem fazer com que algumas estradas fechem. Portanto, os passeios podem sofrer algumas alterações.
Sendo assim, é importante escolher uma boa agência de passeios, pois isso irá te proporcionar maior segurança para visitar as atrações do deserto.
Considerando que o clima esteja propício, há muito o que fazer no Atacama em janeiro. Veja algumas opções a seguir:
Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas
O deserto do Atacama oferece belas paisagens e uma das mais bonitas, sem sombra de dúvidas, são as Lagunas Altiplânicas localizadas a 4.000 metros de altitude.
Esse é um passeio longo que pode durar o dia inteiro, por isso, as agências costumam sair logo cedo da cidade de San Pedro do Atacama em direção às lagunas.
Por ser um passeio em alta altitude, a temperatura costuma ser mais baixa, por isso, é necessário estar preparado para o frio e o vento.
Após visitar a região das Lagunas Altiplânicas, siga em direção ao Salar de Aguas Calientes, onde está localizada as Piedras Rojas.
Traduzindo para português, Piedras Rojas, significa pedras vermelhas. E essa coloração vermelha nas rochas acontece devido à alta concentração de ferro oxidado nas rochas.
E para deixar a visita ainda mais impressionante, próxima a Piedras Rojas, existe uma lagoa que reflete a paisagem.
Termas de Puritama
As Termas de Puritama é uma das regiões mais bonitas do Atacama e está localizada no meio de formações rochosas e cânions, um ótimo refúgio para quem deseja descansar.
Esse oásis é composto por 8 piscinas naturais localizadas em diferentes alturas e com diferentes temperaturas.
Uma boa dica para aproveitar o passeio da melhor forma é visitar a piscina mais alta primeiro.
Esse é um passeio que pode fazer nos últimos dias de viagem, pois ele é mais tranquilo. Dessa forma, você consegue recarregar as energias.
Rota dos Salares
Em junho de 2018, a região do Salar de Tara foi fechada para recuperação da natureza local.
Porém, criamos um roteiro alternativo que não chega até o Salar de Tara, mas que percorre caminhos incríveis nas Cordilheiras e que ficou conhecido como Rota dos Salares. A nova rota passa pelos seguintes pontos:
- Mirante Licancabur;
- Bofedal de Quepiaco;
- Lacuna Diamante;
- Salar Aguas Calientes;
- Monjes de La Pacana.
Apesar da rota não levar mais até a região de Salar, o passeio ainda oferece vistas deslumbrantes e vale muito a pena fazê-lo.
Lagunas Escondidas de Baltinache
As Lagunas Escondidas de Baltinache é uma atração que também oferece paisagens impressionantes e que mudam a cada estação, por isso, vale a pena conhecê-las no verão.
O ponto alto do passeio é que as águas das lagoas possuem uma concentração de sal muito alta, o que impossibilita afundar. Ou seja, mesmo quem não sabe nada, conseguirá flutuar sozinho.
Valle de la Luna
O Valle de la Luna é uma região bastante procurada pelos turistas que visitam o Atacama e recebeu esse nome porque acreditavam que o solo parecia com a lua.
Durante o passeio, você poderá fazer trilhas, apreciar dunas de areias gigantes (porém, não é permitido subir nelas) e até apreciar um belo pôr do sol.
As formações rochosas do Valle possuem cerca de 23 milhões de anos e um guia turístico poderá fornecer informações valiosas sobre o local.
Geysers del Tatio
Os gêiseres de Tatio são pequenos vulcões com erupções de água quente, que quando entram em contato com ar gelado, formam vapor.
Geralmente, as erupções acontecem pela manhã, quando o dia está mais frio. Por isso, esse passeio começa bem cedo, com saída às 4h da manhã de San Pedro do Atacama.
Esse é um dos passeios mais altos, com 4.300 metros de altitude. Por isso, ele deve ser feito alguns dias após a chegar no deserto, assim, o seu copo já estará mais acostumado com a altitude.
Passeios mais populares no Atacama em janeiro
Como você viu, existem muitos passeios para fazer no Atacama em janeiro. Então, para te ajudar, preparamos uma lista com as atrações que você não pode deixar de conhecer:
- Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas;
- Rota dos Salares;
- Lagunas Escondidas de Baltinache;
- Valle de la Luna;
- Termas de Puritama;
- Geysers del Tatio.
O que levar na mala no Atacama em janeiro?
Quando pensamos em deserto, logo imaginamos altas temperaturas. Porém, no Chile não é bem assim.
Isso porque a maioria dos passeios no Atacama são feitos em uma altitude muito alta, portanto, é comum sentir calor e frio no mesmo dia.
Então, agora você deve estar se perguntando o que levar na mala para o Atacama em janeiro, não é mesmo?
Pode parecer complicado, mas a principal dica, é levar um pouco de tudo! Mas fica tranquilo, pois preparamos uma lista com os principais itens para te ajudar. Veja só:
- Calça jeans;
- Uma calça mais grossa, de preferência impermeável;
- Bermudas e shorts;
- Camiseta de manga curta;
- Meia de lã, meia calça e segunda pele;
- Trajes de banho, principalmente se você for visitar as termas;
- Casaco corta-vento;
- Casacos mais grossos.
Lembrando que, para não sentir frio, o ideal é se vestir em camada. Na primeira camada use uma segunda pele para se manter aquecido ao longo do dia.
Para a segunda camada, use peças um pouco mais pesadas, como uma blusa de lã, por exemplo.
Já para terceira e última camada, use casacos mais pesados e de preferência para tecidos impermeáveis.
Dessa forma, caso você sinta calor durante o dia, pode tirar algumas peças. E quando as temperaturas voltarem a cair, coloque o casaco e estará pronto.
Além disso, também é importante levar os seguintes acessórios:
- Luvas;
- Cachecol;
- Toucas;
- Óculos de sol;
- Protetor solar;
- Protetor labial;
- Chapéu/boné;
- Sapatos impermeáveis e adequados para neve.
Feriados no Atacama em janeiro
Para ajudar no planejamento da sua viagem para o Atacama em janeiro é importante estar atento aos feriados. Em janeiro temos:
- 01/01 – Feriado de ano novo (feriado irrenunciável).
Um feriado irrenunciável significa um feriado nacional, ou seja, praticamente tudo na cidade fecha, inclusive as agências de passeio.
Sendo assim, é importante se programar sabendo que, neste dia, quase nada irá funcionar. Portanto, aproveite o dia para curtir a chegada de um novo ano.
Passeios no Atacama em janeiro é com a Norte Sul Chile
Visitar o Atacama em janeiro é a oportunidade perfeita para aproveitar o clima agradável do verão e fazer os principais passeios no deserto.
Mas é importante lembrar que, devido ao grande volume de chuvas nesse período, alguns passeios podem ser interrompidos.
Sendo assim, é importante contratar uma agência de confiança. Pois isso trará mais comodidade e segurança para a sua viagem.
A Agência Norte Sul Chile é especializada em passeios no Atacama. Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe!
0 comentário