Quer conhecer o Atacama em julho? O Atacama é um dos desertos mais áridos do mundo e está localizado no norte do Chile, e é conhecido por sua beleza natural, vulcões, gêiseres e suas lagoas cristalinas.
Julho é um dos melhores meses para visitar o Atacama, pois é quando os turistas podem ver a neve – sim, neva no deserto!
Por isso, neste post vamos falar sobre o que fazer, onde ir e como se preparar para uma viagem ao Atacama em julho. Continue lendo para saber mais!
Como é o clima e a temperatura do Atacama em julho?
Em julho, o Atacama apresenta temperaturas extremas, com frio intenso e ventos cada vez mais fortes e gelados.
As temperaturas variam de 1°C a 21°C em San Pedro de Atacama. Já nas regiões de maior altitude, as temperaturas podem chegar a -20°C. Portanto, não se esqueça de estar bem agasalhado.
Devido ao período de férias, julho também marca a chegada de vários turistas ao Atacama. Por isso, o recomendado é reservar os passeios e hospedagens com antecedência.
O que fazer no Atacama em julho?
É possível visitar o Atacama em qualquer época do ano, inclusive no inverno, quando as paisagens ficam ainda mais encantadoras.
Portanto, preparamos uma lista com as principais atrações para você conhecer no Atacama em julho. Veja só:
Valle de la Luna
O Valle de la Luna é uma das atrações que, independente do período que você visite o deserto, não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem.
Afinal, essa é uma atração belíssima, localizada a cerca de 10 km de San Pedro de Atacama.
Chegando ao Valle, você poderá apreciar as formações geológicas do deserto, visitar cavernas e apreciar a paisagem árida da região.
Esse local também é famoso por ter um pôr do sol belíssimo, por isso, visite-o no final da tarde e não deixe de apreciar a vista.
Geysers del Tatio
Devido à altitude, a região onde está localizado o Geysers del Tatio já é bem mais frio do que a cidade de San Pedro e no inverno, as temperaturas podem chegar a -30°C.
Antes de visitar os gêiseres, é preciso estar atento à altitude e ao horário de saída. Portanto, é importante estar bem-disposto e animado para realizar o passeio em condições tão extremas
Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas
O passeio de Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas é um dos mais populares do Atacama, sendo assim, é possível fazê-lo em qualquer época do ano.
No inverno, é importante que as pessoas usem roupas adequadas, como calças, blusas, jaquetas, toucas, luvas e cachecóis, pois as temperaturas no Atacama podem cair abaixo de zero.
Além disso, o inverno proporciona ao deserto cores únicas, pois as montanhas ficam cobertas de neve e as lagoas ficam com um aspecto mais gelado, tornando o passeio ainda mais especial.
Lagunas Escondidas de Baltinache
O passeio de Lagunas Escondidas de Baltinache no inverno é uma experiência única e inesquecível.
As lagoas, formadas por água salgada, possuem uma beleza natural deslumbrante e estão localizadas a cerca de 100 quilômetros de San Pedro de Atacama.
Porém, no inverno, elas ficam ainda mais bonitas, com suas águas cristalinas refletindo o céu azul e as montanhas nevadas ao fundo.
Se você quiser, pode entrar em alguma das lagoas, porém, é preciso estar preparado para encarar as baixas temperaturas.
Termas de Puritama
Nada melhor do que uma água termal quentinha para se aquecer no frio, não é mesmo? Sendo assim, não deixe de visitar o Termas de Puritana, a cerca de 35 km de San Pedro.
O Termas possui 8 piscinas naturais com águas que podem chegar a 33°C, ou seja, um ótimo passeio para relaxar e aproveitar a vista.
Passeios mais populares no Atacama em julho
O Atacama é conhecido pelas suas atrações e belezas naturais, e o mês de julho é um ótimo período para conhecer os locais que ganham um charme especial com a neve.
Por isso, preparamos uma lista com os passeios mais populares no Atacama em julho, são eles:
- Geysers del Tatio;
- Lagunas Altiplânicas;
- Piedras Rojas;
- Lagunas Escondidas de Baltinache;
- Valle de la Luna.
O que levar na mala para o Atacama em julho?
Como você viu até aqui, o mês de julho é marcado por temperaturas extremas no deserto. Sendo assim, é importante estar bem agasalhado para conseguir aproveitar a viagem.
Para visitar o Atacama no inverno é indispensável levar os seguintes itens na sua mala:
- Segunda pele: essa peça será a base do seu look, por isso, ela deve ser confortável e quentinha;
- Peças corta-vento: essa peça será a última camada de roupa, portanto, seu objetivo é protegê-lo contra os ventos gelados;
- Meias grossas;
- Toucas e luvas;
- Cachecol;
- Calçado impermeável.
Além disso, outros itens que vão te proteger contra o frio e as baixas temperaturas do deserto são:
- Protetor solar;
- Protetor labial;
- Hidratante;
- Óculos de sol;
- Chapéu/boné.
Feriados no Atacama em julho
Para planejar sua viagem com mais tranquilidade, é importante estar atento ao calendário de feriados no Atacama.
Em julho de 2024, terá o seguinte feriado: 16/07 – Nossa Senhora do Carmo (Feriado Nacional) – Homenagem à padroeira do Chile.
Por ser um feriado nacional, significa que a maioria dos estabelecimentos no Chile estarão fechados. Por isso, é importante se programar com antecedência.
Passeios no Atacama em julho é com a Norte Sul Chile
Ao longo deste artigo, apresentamos dicas importantes para a sua viagem, incluindo o que levar na mala, dicas de passeios e informações sobre o clima no inverno.
Lembrando que, devido às condições climáticas desse período, alguns imprevistos podem atrapalhar os passeios.
Por isso, é importante ter flexibilidade e contar com uma agência de passeios de confiança, como a Norte Sul Chile, por exemplo.
Somos uma empresa especializada em passeios para o Atacama com mais de 5 anos de experiência no mercado e oferecemos atendimento de qualidade para os nossos clientes.
Se você quer viajar para o Atacama em julho com segurança, é só entrar em contato com a nossa equipe e solicitar seu orçamento.
0 comentário