Chile em junho é, historicamente, um período ótimo para quem deseja curtir a atração principal do país: a neve.
O inverno começa, oficialmente, no dia 21 de junho. Então, que tal preparar suas malas para curtir a melhor época no país?
Para te ajudar, preparamos esse post para falar sobre o clima no Chile em junho, o que você pode levar na mala e as principais atrações para curtir.
Acompanhe para saber mais. Boa leitura!
Clima e temperatura no Chile em junho?
Junho é mês de transição do outono para o inverno que começa, oficialmente, no dia 21 de junho, quando as temperaturas em Santiago não ultrapassam os 15°C.
A partir deste mês, começam os dias mais frios no Chile, que também são acompanhados de maiores volumes de chuva, em comparação a outros períodos do ano.
Com essa combinação de temperatura e clima, é quase certeza de ver neve, embora nunca há certeza absoluta de que haverá neve no mês todo. Apesar das temperaturas, o sol e o frio queimam, principalmente nas montanhas com neve, por isso, é importante usar protetor solar sempre e óculos escuros.
Outro ponto importante é que, nesse período, os dias são mais curtos. Costuma amanhecer por volta das 7h40 e escurece às 17h50.
O que fazer no Chile em junho?
Aqui vão algumas dicas sobre o que fazer no Chile em junho, assim, você pode se preparar da melhor forma para sua viagem. Confira as dicas a seguir.
Estações de esqui em Santiago do Chile e arredores
Já que junho é oficialmente inverno no Chile, nada melhor do que aproveitar para conhecer as estações de esqui, não é mesmo? Mas antes de você conhecer as principais estações de ski de Santiago do Chile, você precisa saber que a data de abertura e funcionamento dessas estações pode variar bastante. Pode ser meados de junho, final de junho, início de julho, nunca podemos prever a data! Precisa haver neve suficiente nas montanhas para que as estações iniciem as atividades.
Existem diversas opções em todo o Chile, porém, as estações que ficam mais perto de Santiago são:
- Valle Nevado: Localizado a 60 km de Santiago, o Valle Nevado oferece aulas de esqui e snowboard para os turistas. E a região também conta com 3 hotéis.
- Portillo: Há cerca de 150 km da capital, essa estação oferece diversos tipos de acomodações aos turistas e possui uma Escola de Esqui com instrutores que dão aulas para todas as idades.
- Farellones: A 74 km de Santiago, a região de Farellones, localizada no povoado de Farellones, ele se assemelha a um parque de diversões ao ar livre na neve para quem deseja esquiar ou somente brincar nas atividades. A região conta com trineo (esquibunda), tubing (escorregar com boia), tirolesa, trenó na neve, entre outras atividades divertidas. Farellones costuma, historicamente, iniciar suas atividades em julho.
- El Colorado: É uma boa estação de ski que fica bem próxima de Farellones. A vantagem dela é que provavelmente terá menos fluxo de pessoas por lá, em comparação com Farellones e Valle Nevado. A desvantagem é que pode ter uma estrutura um pouco mais básica, em relação ao Valle Nevado.
Vinícolas
O clima friozinho dessa época do ano combina, e muito, com um vinho, não é mesmo? Durante as visitas nas vinícolas você pode degustar vinho e aprender mais sobre a produção da bebida.
As principais vinícolas para conhecer no Chile em junho são:
- Concha y Toro;
- Undurraga;
- Alyan;
- Viña Mar;
- Santa Rita.
Termas de Colina (Cajón del Maipo)
O passeio para a Termas de Colina, localizada em Cajón del Maipo, a 140 km de Santiago, pode ser feito em qualquer época do ano. Porém, é preciso ter atenção redobrada no inverno.
Isso porque, nesse período, a neve pode prejudicar – ainda mais o acesso – à região, que já costuma ser complicado.
Sendo assim, é fundamental contratar o serviço de uma agenda especializada com profissionais que já conhecem o caminho.
Mas chegando lá, não deixe de aproveitar as piscinas naturais com águas que podem chegar até 55°C.
Viña del Mar e Valparaíso
Mesmo no inverno, as cidades litorâneas do Chile têm muito a oferecer.
Claro que as temperaturas não oferecem boas condições para um mergulho, mas você pode aproveitar as belas paisagens da região. Cada uma das cidades oferece as seguintes atrações:
Viña del Mar:
- Visitar museus: Artequim, o Francisco Fonck, o Palácio Rioja e o de Belas Artes;
- Cassino Enjoy Viña del Mar;
- Visitar o Parque Quinta Vergara.
Valparaíso
- Museu: Casa La Sebastiana (casa de Pablo Neruda) e Museo Marítimo;
- Andar de ascensores (bondinhos);
- Parque Cultural de Valparaíso;
- Paseo Puerto y Plaza Sotomayor.
O que levar na mala no Chile em junho?
Agora que você já sabe como é o clima de Santiago em junho, chegou a hora das dicas para você preparar a sua mala. Afinal, você não quer passar frio durante os passeios, certo?
Nesse período, o ideal é usar construir camadas com roupas térmicas para se manter aquecido.
Confira os principais itens para levar na mala e se sentir confortável e quentinho durante a sua viagem:
- Primeira camada: calça e blusas térmicas (segunda pele) que devem cobrir braços e pernas por completo;
- Segunda camada: reforça o aquecimento da primeira camada. Aposte em peças de lã, moletom ou peças de fleece (conhecido como polar);
- Terceira camada: utilize agasalhos mais grossos e pesados, como jaquetas e sobretudos. O ideal é que ele seja impermeável para enfrentar chuvas, ventos e a neve.
- Acessórios: a construção de camadas não será eficiente se você sentir frio nas extremidades do corpo. Por isso, aposte em luvas, cachecóis, toucas e meias térmicas;
- Calçados: o indicado são calçados forrados de lã, impermeável e com solado adequado para andar na neve.
Feriados no Chile em junho
Finalmente chegou a época mais esperada para quem deseja conhecer neve no Chile. Então, para preparar seu cronograma, aqui vão a lista dos feriados no Chile nesse período:
- 21 de junho – Dia Nacional dos Povos Indígenas
- 27 de junho – São Pedro e São Paulo
Tem neve no Chile em junho?
Com a chegada do inverno e as baixas temperaturas, o mês de junho marca o início da temporada de neve no Chile.
Então, sim, historicamente é muito provável você encontrará neve no Chile em junho. Porém, é importante ressaltar que, os meses com maiores quantidadesd de neve são julho e agosto.
Para ver neve, o ideal é visitar as estações de esqui ou outras regiões mais afastadas.
O que fazer em no Atacama em junho?
Junho é um excelente mês para vistiar o Deserto de Atacama, mas você só precisa saber que será basante frio, pois nesse mês, a depender do passeio e da altitude, pode chegar até -15°C, como no passeio dos Geysers del Tatio.
Importante lembrar que para ir ao Deserto de Atacama você precisa ficar hospedado na cidade de San Pedro de Atacama. O aeroporto mais perto de San Pedro fica em Calama. Para ir até Calama de avião do Brasil você precisa pegar um voo até Santiago do Chile e depois de Santiago do Chile precisa pegar um voo de 2h aproximadamente até Calama. E como ir de Calama até San Pedro? Simples, basta pegar um transfer nas empresas oficiais do aeroporto. As empresas oficiais são: Transvip e Transfer Pampa.
Passeios no Atacama em junho?
Existe inúmeros passeios incríveis no Atacama em junho, porém, eu vou listar 7 principais aqui embaixo:
- Piedras Rojas + Lagunas Altiplanicas
- Rota dos Salares
- Lagunas Escondidas de Baltinache
- Valle de la Luna
- Termas de Puritama
- Geysers del Tatio
Passeios no Chile em junho é com a Norte Sul Chile
O Chile em junho marca o início da melhor temporada no país – o inverno. E ao longo deste post, apresentamos várias dicas do que fazer no país e o que levar na mala.
Agora, é hora de começar a planejar a sua mala e se preparar para curtir o inverno chileno.
Ah, e não se esqueça de contratar o passeio com uma agência de confiança, assim, você pode aproveitar a sua viagem da melhor forma.
Se você precisar de ajuda, entre em contato com a Norte Sul Chile, uma empresa com mais de 5 anos trabalhando com passeios no Chile!
2 comentários
Marisa do Carmo Silva · fevereiro 3, 2024 às 2:38 am
Consigo alugar roupas e calcados no Chile e valores por gentileza
Norte Sul Chile · setembro 9, 2024 às 9:27 pm
consegue sim, nós passamos em uma loja de aluguel de roupas antes da subida para às montanhas.