Há quem pense que o Chile no verão não possui nenhuma atração, mas já adianto que isso não é verdade. Quando a neve derrete, o país ainda oferece muitas atrações para você conhecer.
Se você está planejando conhecer o Chile no verão e não sabe como se planejar, você está no lugar certo! Neste post, vamos te contar como é o clima dessa estação, dicas para você preparar sua mala e o que fazer no Chile no verão. Vamos lá?
Quando começa o verão no Chile?
O verão no Chile, assim como no Brasil, acontece entre os dias 22 de dezembro e 20 de março. E a estação é marcada por dias quentes e ensolarados, com temperaturas que chegam aos 35°C durante o dia e 12°C à noite.
Como é o Chile no verão?
Como a cidade de Santiago está localizada em um vale, cercada pela Cordilheira dos Andes, o sol costuma ser mais intenso e o período também é marcado por poucas chuvas e baixa umidade do ar.
Um grande diferencial do Chile no verão em relação ao Brasil, é que por lá, o sol se põe mais tarde, por volta de 21h. Sendo assim, você consegue aproveitar mais o dia e pode admirar o pôr do sol com uma bela taça de vinho chileno.
O que levar na mala para no verão?
Em geral, as temperaturas do Chile no verão são altas e o clima é mais seco. Por isso, o ideal é levar roupas confortáveis e leves, como shorts, camisetas, blusas e vestidos. Já de acessórios, leve itens como:
- Chapéu e boné;
- Óculos de sol;
- Sandálias;
- Sapatos;
- Garrafa de água.
Mas se você for visitar regiões de altitudes mais elevadas, não deixe de levar um casaco um pouco mais pesado para se proteger do frio.
O que fazer no Chile durante o verão?
Bom, já deu para perceber que o Chile no verão é marcado por altas temperaturas, clima seco e poucas chuvas. Porém, há muito o que fazer durante essa estação e aproveitar os longos dias do verão.
Para te ajudar a montar o seu roteiro de viagem, preparamos uma lista com o que você pode fazer no Chile no verão. Continue acompanhando para saber mais!
Santiago do Chile
A capital chilena oferece atrações em qualquer época do ano. E, durante o verão, os turistas podem aproveitar para conhecer os principais parques da cidade como:
- Parque Bicentenário;
- Parque Metropolitano;
- Parque Araucano;
- Parque Padre Hurtado.
Já para refrescar o dia, você pode tomar um sorvete pela cidade e se aventurar pelas ruas de Santiago. Outra opção é visitar shoppings ou a região do Patio Bellavista, onde você encontra muitas lojas, bares e restaurantes.
Além disso, não deixe de incluir no seu roteiro as seguintes atrações:
- Região central (Plaza de Armas e visite a Catedral Metropolitana);
- Museus (Museu Nacional de História Natural, Museu da Memória e dos Direitos Humanos, Museu da Arte Precolombino e Museu Casa La Chascona);
- Mercado Central.
Litoral chileno
Não tem como pensar no verão e não imaginar uma boa praia para se refrescar no calor, não é mesmo? Então, saiba que você poderá curtir os dias ensolarados nas praias do litoral chileno. As cidades mais famosas nessa região são Viña del Mar e Valparaíso.
Deserto do Atacama no verão
Durante o verão também é possível visitar o deserto mais seco do mundo, porém, esse período é marcado por um grande volume de chuvas na região, conhecido como “inverno Altiplânico”.
Além disso, as temperaturas no Atacama durante o verão variam de acordo com a altitude. No povoado de San Pedro do Atacama os termômetros ficam entre 8 °C e 30 °C, enquanto nas regiões de maior altitude podem chegar a -10°C nas suas mínimas.
Sendo assim, mesmo que você esteja indo visitar o Atacama no verão, é importante preparar uma mala diversificada, com peças que te protejam em diferentes temperaturas.
Vinícolas
O verão no Chile é um ótimo período para visitar as vinícolas, pois, nessa época, as parreiras estão cheias de uvas, o que torna os passeios no Chile mais completos e imersivos.
Além disso, você poderá se refrescar degustando alguns dos melhores vinhos do mundo. Sendo assim, não deixe de visitar as seguintes vinícolas:
- Vinícola Concha y Toro;
- Vinícola Undurraga;
- Vinícola Alyan;
- Vinícola Santa Rita.
Passeios de verão no Chile
Podemos citar como principais passeios de verão em Santiago do Chile os seguintes:
- Cajón del Maipo Embalse el Yeso + Termas de Colina;
- Viña del Mar e Valparaíso;
- Cordilheira Sunset;
- Vinícola Alyan, tour do pôr do sol com jantar;
- Vinícola Concha y Toro.
Natal e ano novo no Chile
E aí, você já quer conhecer o Chile no verão? Mas antes, é importante saber quais são as datas comemorativas desse período, assim, você poderá planejar a sua viagem da melhor forma. Então, confira a lista que preparamos para você, a seguir:
- Natal: 25 de dezembro;
- Véspera de Ano novo: 31 de dezembro;
- Ano novo: 01 de janeiro.
Cuidados para tomar no verão do Chile
Como você viu, o clima do Chile no verão é muito seco e quente. Por isso, é importante tomar alguns cuidados durante a sua viagem para aproveitá-la da melhor forma, como, por exemplo:
- Beber bastante água;
- Usar protetor solar;
- Usar protetor labial;
- Usar óculos de sol e chapéu ou boné;
- Usar soro fisiológico no nariz.
Afinal, vale a pena visitar o Chile no verão?
Ao longo da leitura desse texto já deu para saber que o Chile no verão é um ótimo período para visitar o país e conhecer as principais atrações turísticas que ele tem a oferecer.
Mas se você ainda está em dúvida se vale a pena ou não conhecer o Chile no verão, já adiantamos que, sim, vale a pena visitar o país nesse período.
Porém, é importante destacar que nessa estação, não existe a possibilidade de ver a neve. Sendo assim, só viaje nesse período se você não tem interesse em enfrentar temperaturas tão baixas.
Planeje a sua viagem para Chile no verão com a Norte Sul Chile!
O Chile no verão é marcado por altas temperaturas, clima seco, dias longos e ensolarados. Além disso, você pode conhecer os principais pontos turísticos do país, beber vinhos deliciosos e apreciar um belo pôr do sol.
E claro que, para deixar sua viagem para o Chile no verão ainda mais completa, você deve contar com a ajuda de uma agência de confiança, como a Norte Sul Chile. Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento!
0 comentário