O tour astronômico Atacama é um dos principais passeios para se fazer no deserto mais seco do mundo.
Conhecido como um dos melhores locais do planeta para observar as estrelas, o Atacama oferece um céu limpo e praticamente livre de poluição luminosa, o que o torna perfeito para explorar o universo de forma única.
Essa experiência pode ser feita em diferentes épocas do ano, mas exige planejamento para aproveitar ao máximo.
Diante disso, você vai descobrir neste post, o que é o tour astronômico Atacama, dicas para se preparar para esse passeio e o que é necessário levar na mala. Quer saber mais? Então continue acompanhando o post. Boa leitura!
Tour astronômico Atacama: o que é?
O Atacama é um dos maiores desertos do mundo, e a região oferece diversos tipos de passeios e atrações para os turistas. E um passeio incrível que você não pode deixar de fazer é o Tour astronômico Atacama.
Como o deserto possui pouca luz, a região é conhecida por ser um ótimo lugar para observar as estrelas, além disso, também é sede do programa ALMA, um projeto astronômico internacional que reúne diferentes países em estudos e pesquisas.
Durante esse tour, os turistas podem aprender mais sobre as estrelas, constelações, planetas, entre outras curiosidades. Além disso, você também poderá observar o céu em um telescópio de grande alcance.
Como é o tour astronômico Atacama?
O tour astronômico Atacama acontece a poucos quilômetros da região central de San Pedro do Atacama. Basicamente, o astrônomo procura por uma área com pouca incidência de luz e monta um telescópio. Nesse momento, se inicia a explicação teórica sobre as estrelas e todos os astros.
Mas atenção, se for uma noite de lua cheia, pode ser que o passeio não aconteça. Isso porque, durante esses dias, a noite fica mais clara, impedindo a visualização das estrelas.
No entanto, algumas agências fazem o passeio nesse dia, pois é uma oportunidade para observar melhor a lua. E você até consegue fazer fotos usando apenas o celular. Incrível, não é mesmo?
Esse tour só não acontece mesmo em dias nublados, pois, nessas condições, a visibilidade é muito baixa. Por isso, é importante ficar atento à previsão do tempo para saber o melhor dia, pois isso é bastante incerto.
Nesse sentido, é importante fazer o passeio com uma agência de confiança. Pois eles têm mais conhecimento sobre o clima da região e saberão qual o melhor dia para aproveitar o tour.
Quando fazer esse tour?
E aí, ficou com vontade de fazer o tour astronômico Atacama? Então, é importante saber qual a melhor época para visitar o deserto, assim, você poderá ter uma experiência mais completa.
A melhor época para fazer o tour astronômico Atacama é durante os meses secos e claros, que vão de abril a outubro. Durante esses meses, as noites são mais longas e a visibilidade do céu é melhor.
Embora o deserto do Atacama tenha um clima estável durante o ano todo, esses meses garantem a melhor experiência para quem quer observar o céu com mais clareza.
Dicas para fazer o tour astronômico Atacama
Como deu para perceber, o tour astronômico é uma experiência única para apreciar o céu limpo e estrelado no meio do deserto do Atacama.
Mas, para garantir que essa experiência seja inesquecível, é preciso estar atento a detalhes que podem fazer toda a diferença. A seguir, preparamos uma lista com algumas dicas para você. Confira!
Verifique o clima
Embora o céu do Atacama seja conhecido por sua clareza, sempre consulte a previsão do tempo antes de viajar.
Algumas condições climáticas adversas, como ventos ou nuvens, podem acontecer durante a noite e causar o cancelamento do passeio.
Para ter ainda mais segurança, é importante realizar o passeio com uma empresa que conhece a região, como a Norte Sul Chile. Os guias sabem quais são os melhores dias para realizar o passeio e avisam se ele precisar ser cancelado devido às condições climáticas.
O que levar para esse tour no Atacama?
As temperaturas no deserto variam bastante ao longo do dia e à noite costuma fazer bastante frio. Portanto, não se esqueça de levar os seguintes itens na sua mala (mesmo durante o verão):
- Luva;
- Casaco;
- Touca;
- Gorros;
- Calçados confortáveis.
Além disso, você também pode levar uma lanterna para se locomover durante a noite no passeio e uma câmera fotográfica para registrar as paisagens únicas que você irá ver.
Cuidados com a altitude
Como dissemos, o tour astronômico Atacama é feito a poucos quilômetros do povoado de San Pedro do Atacama. Isso significa que a altitude desse passeio não é tão alta.
Por isso, ele pode ser feito logo nos primeiros dias que você chegar à região do Atacama, pois não precisa de aclimatização.
Vale a pena fazer o tour astronômico?
O deserto do Atacama é considerado um dos melhores lugares do mundo para astronomia, graças ao seu clima seco, baixa poluição luminosa e altitude elevada.
Durante o tour, é possível aprender mais sobre as constelações, estrelas e planetas, além de usar equipamentos como telescópios profissionais.
Para quem gosta de ciência, astronomia ou apenas busca algo diferente para fazer durante a viagem, o tour é uma excelente oportunidade de apreciar o céu de uma forma nova e educativa. Portanto, sim, vale muito a pena fazer o tour astronômico Atacama.
Faça o tour astronômico Atacama com a Norte Sul Chile
Como você pôde ver, o tour astronômico Atacama é uma experiência que reúne paisagens únicas, conhecimento e a oportunidade de observar o céu como você nunca viu antes.
Portanto, não deixe de fazer esse tour enquanto estiver no Atacama. E para ter uma experiência mais completa e positiva, faça o tour astronômico Atacama com a Norte Sul Chile.
Aqui na Norte Sul Chile temos guias especializados no Atacama, equipamento de qualidade, transporte organizado e um atendimento diferenciado. Então, entre em contato conosco e explore o céu do Atacama com quem realmente entende do assunto!
0 comentário